Publicado em

A síndrome da culpa.

O tempo todo tem alguém dizendo que isto é certo ou errado. Que tem que ser feito assim e não do outro jeito. O que antes era permitido comer agora virou veneno.  A maneira de educar as crianças não é mais a mesma.  Temos até que tomar cuidado para falar e não ser mal interpretado e assim por diante… E muitas vezes sentimos culpa em não agradar a todos.

Fato é que nós somos limitados em nossas crenças sejam elas boas e ruins e  culpa só traz mais tristeza e carga negativa junto a ela. Perceba o tanto de culpa você tem carregado por não conseguir cumprir tudo que a sociedade diz que você deveria saber, ter ou ser.

Se você não consegue dormir todas as horas que o é aconselhável dormir tudo bem. Aceite o agora, e este o tempo que você tem. E observe se isto tem influenciado seu dia a dia. Existem pesquisas que dizem ser importantes 8 horas de sono, e outras que dizem que o relógio biológico de cada um é  único.  Você só precisa observar e escolher o que é melhor pra você.  E ter a liberdade de mudar quando achar importante. Hoje, por exemplo, acredito que comer ovos só faz bem a saúde. E outros acham que aumenta o colesterol. Eu poderia defender minhas teorias e o outro a dele, mas a grande verdade é que cada pessoa é  exclusiva e o tempo para compreender  algumas questões também é  único.

Parece confuso de tão simples que é, mas é só aceitar que o mundo é cheio de diferenças e cabe a nós aprender a respeitar tudo isso. 

Eu brinco que não quero sair de uma prisão pra cair em outra. Porque a gente tem necessidade de acreditar  em algo e isso é  bom. As crenças devem existir, pois elas garantem a nossa sobrevivência.  O que eu quero com todo este texto é  aliviar estar pressão excessiva de que você está errado o tempo todo. Porque não está. Tenho certeza que está dando o melhor de si. E esta aqui pra acertar e pra errar. E quanto aos erros? Encare como oportunidades de melhorar sua vida. Porque é só  isso que eles são.

Outra coisa importante é se comprometer a fazer o melhor que pode como o conhecimento que tem hoje. Porém se algo acontecer e mudar a sua opinião amanhã, tudo bem também., nada de culpa. Este é  o seu melhor.

Desejo que você encontre bons  caminhos e pensamentos que te façam ter todo o melhor na sua vida. Que as suas crenças fortaleçam o seu melhor e que você seja pleno em tudo que realizar.

Com Amor e Gratidão

Flávia Almeida

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *