Blog, Organização Pessoal, Vida

Promessas que me fiz e ainda não cumpri – Expectativa X Realidade

Qual é a expectativa que você cria de si mesmo?

Dias atrás escrevi  um texto contando que não havia conseguido lavar a louça da sexta feira, só que já era domingo a noite e contei o porque e tudo mais. Vou deixar o print do post se você desejar  ler.

Muitas pessoas se encaixaram no meu dilema e comecei a pensar então qual era mais o aprendizado que preciso ter disso. Afinal muito do que escrevo e falo é também pra o meu próprio desenvolvimento e autoconhecimento.

Nas minhas consultorias tem um questionário e numa das perguntas é se a pessoa se preocupa  ou não com a opinião dos outros. Em centenas de questionários deve ter tido três ou quatro vezes que responderam que sim.  A maioria das respostas dizem que não, mas… tem o pai, mãe, marido, namorado e outras tantas coisas que a perturbam. E a conclusão é que se incomodam sim. E a verdade é que a gente sempre tem algo pendente que gostaríamos de melhorar e quando alguém toca “naquela” ferida doi mesmo. Nós queremos corresponder à expectativa dos outros e tenho outro texto falando sobre isso: Você não é a expectativa dos outros.

A grande questão que estive pensando é sobre a frustração que sinto sobre mim mesma e  que muitos relataram nos comentários do texto que sentem também.

Quero então destacar dois pontos:

Seja fiel a sua verdade

Ser verdadeiro consigo mesmo é algo extremamente desafiador. Conhecer e entender a nossa verdade também. Mas é necessário! Quando nos conectamos com tudo isso podemos ir adiante com aquilo que desejamos.

A falta de confiança dos outros  é ruim, mas a nossa em nós mesmo é a pior. E ela traz insegurança em prosseguir

Recentemente tive um problema com um evento que eu m ecoloquei a disposição pra fazer menos da metade que acabei fazendo porque não fui fiel com a minha verdade e acabei cedendo a outra pessoa e a conclusão é que queria ir embora dali, após dar um monte de coisas erradas. Eu não estava de acordo com a minha verdade. E lembro exatamente que tive o insight antes de me comprometer mais quando ouvi a frase da pessoa que não importava se teria ou não algo que pra mim é essencial.  Deveria ter dito não. E após este episódio, resolvi que iria me fechar, e não ajudar mais ninguém. Mas está também não é a minha verdade. Entende?

 

Prioridades

Fazer o seu sim e não serem verdadeiros também é de extrema importância. Este deve ser o seu compromisso com você mesmo. Um dos motivos de nós frustramos quando não fazemos algo como queríamos é justamente este. A sua autoconfiança despenca porque descumprindo a sua verdade você se olha e percebe que não é alguém confiável.

Tem uma frase do Gerônimo Thelm que adoro, é assim: Você está se ocupando ou produzindo? Já tive ela em tempos de “superprodução” no alarme do celular a cada duas horas pra me questionar. E como mesmo antes do episódio da louça já estava vivendo está transformação, sempre procuro colocar isto em prática de algumas outras formas.

A primeira coisa está sendo parar algumas coisas que fazia, por exemplo, a loja virtual do Harmonizando Ambiente. Que me toma tempo pra comprar, vender, ir ao correio e etc. Coloquei na balança e o saldo se torna negativo em questões de tempo e dinheiro. Outra coisa é que estou fazendo a coisa bem feita de uma vez só. Por exemplo, meu quintal que já deu bastante dor de cabeça, mas estou mantendo o foco de não ter problemas com ele no fim de tudo. Uma escolha que fiz com pesar, mas pensando que passaria muito tempo me ocupando foi à troca de grama por paver, aqueles tijolinhos. Com quatro cachorros e dois gatos achei mais sensato. É a questão do se ocupando ou produzindo.

Espero que tudo isso faça sentido pra você, e suas expectativas se tornem possíveis de serem cumpridas. E aproveita e conta aqui pra mim quais são suas soluções pra melhorar suas questões consigo mesmo. É sempre bem vinda a experiência dos outros, por isso venho sempre compartilhar a minha com você.

 

Com Amor e Gratidão

Flávia Almeida

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *