Harmonizando Ambiente com Aromoterapia

Quer mudar a energia dos ambientes dentro de casa, com uma medida muito simples que trabalhará não só o ambiente como as pessoas que estarão ali? A Aromaterapia é a proposta perfeita para isso!

Através da utilização de óleos essenciais 100% puros, extraídos de folhas, caules, raízes, flores e frutos das plantas. Esses óleos possuem componentes químicos que atuam diretamente em nosso sistema límbico (que é responsável pelas nossas emoções). Cada óleo essencial atuara de maneira diferente no ambiente e na energia do local e atuara diretamente pessoas que estiverem ali, religando emoções à mente e ao corpo, dessa forma é possível trazer mais acolhimento, mais energia, mais calma a todos os ambientes da casa.

Mas claro, existem alguns cuidados que devem ser tomados, principalmente:

  • Se há hipertensos;
  • Se há alérgicos com problemas respiratórios ou contato sobre a pele;
  • Se há pessoas que sofrem de depressão e/ou ansiedade;
  • Se há pessoas que estão sob algum tratamento homeopático.
  • Se há gestantes.
  • Se há pets.

 

Caso haja pessoas nessas condições o ideal é buscar orientação de um terapeuta holístico antes de utilizar as dicas que daremos, pois os óleos sugeridos podem alterar o estado de pessoas incluídas nas condições citadas. Esse profissional estará apto a indicar os melhores óleos para o estado da pessoa e o ambiente em que ela vive.

Vamos lá?

Para salas, escritórios, ambientes de estudos o mais indicado é o óleo essencial de Alecrim rosmarinus officinalis, pois ele reavive, estimula e aquece o corpo, clareia a mente, aumenta a concentração para trabalho e estudo, mas também convida para a vida, para a alegria, não a toa que é sempre bem vindo em estados de apatia e na convalescência. Outro óleo interessante de se utilizar é o Eucalyptus globulus, que limpa o ar do local com suas propriedades químicas, mas também clareia a mente, e convidam a respiração ampla e profunda, aliviando congestionamento mental.

Para salas de jantar ou cozinha o ideal é apostar em cítricos, pois eles amenizam outros odores. Entretanto, o óleo de eleição para ambientes onde serão feitas as refeições é o óleo essencial de Laranja Doce, justamente por ser um equilibrador da fome. Portanto, ele abre o apetite de quem não sente fome e regula o apetite dos vorazes. O óleo essencial de canela também é uma boa escolha para favorecer aproximação e conversa.

No banheiro é interessante utilização de óleos essenciais que sejam antibacterianos. O óleo essencial de Melaleuca é perfeito para este local.

Nos quartos, para a hora de dormir, certamente e sem erro deve-se utilizar amplamente o óleo essencial de Lavanda. Regulador de estados emocionais, promove relaxamento profundo, torna ambientes calmos, auxiliando no sono e aquietamento.

Com essas dicas não tem erro ter um ambiente sempre harmonizado para a necessidade de cada cômodo da casa.

Para utilização é possível sempre variar com sprays, réchaud (que são aromatizadores elétricos ou à vela), aromatizadores de ambiente.

A dica de hoje são os réchauds. Eles podem ser utilizados por 30 min antes das refeições ou de dormir. Para cada metro quadrado pingue 1 gota do óleo essencial escolhido e coloque um pouquinho de agua junto. Assim o ambiente ficará deliciosamente perfumado e você e sua família serão beneficiados com todas as propriedades terapêuticas que cada óleo essencial contém!

Agora é só aproveitar!

Taynara Solim Terapeuta

Aromaterapia
Florais de Bach
Reiki com cristais
Massoterapia
Auriculoterapia
Tecnicas Chinesas
Fitoterapia

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *