Blog, Crenças Limitantes, Educação Emocional

Codependência emocional –


Teve uma época em que eu ficava sem dormir por qualquer coisa, achava que deveria ser perfeita e que todos deveriam gostar de mim.
Sabe o nome disso? Codependência

O que é isso?

É um tipo de dependência física e emocional de algumas pessoas ou pior de alguns padrões de pessoa. Existem três padrões bem comuns que são: O Algoz — aquele que está sempre ferindo o outro física ou psicologicamente. A vitima— que o nome já diz tudo. E o Salvador da Pátria que quer resolver o problema de todo mundo. Todos nós temos algum desses mais fortes. E somos eles em algum momento da vida.

Um fator crucial na codependencia, é que atraimos repetivamente um padrão de pessoas que nós faz ter novamente as mesmas dores. por exemplo, a vitima sempre encontra o algoz pra lhe ferir e o salvador da patria pra lhe ajudar.

Como melhorar?

O mais importante é reconhecer e assumir essa condição pra conseguir curar e se consertar. Entender que a gente cria os problemas é realmente complicado de aceitar. Mas a mente que cria problema cria a solução.
Descobrir de onde ele vem é muito importante pra definir o que será feito.

Muitas vezes é necessário um acompanhamento profissional com terapias que podem variar bastante, sendo feita com psicólogos ou até mesmo terapias alternativas como barra de acess, regressão entre outras. É importante aprender a lidar com as emoções, examinarmos nosso comportamento e porque agimos assim. A mudança será gradual pois as crenças precisam se modificar. O amor próprio e o egoismo precisam encontrar equilibro para se adequarem e tornarem a jornada mais leve e segura para amar e ser amado

Sugestão de leitura. O livro Codependencia Nunca Mais – Melody Beattie

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *