Publicado em

As Crianças Meditam?

Nas últimas décadas a meditação tornou-se para muitos, ferramenta de autoconhecimento e desenvolvimento pessoal, e o público tem aumentado cada vez mais, sejam os curiosos, os estudiosos, os praticantes ou até mesmo as crianças. Meditação vem do latim meditare, que em poucas palavras, é o processo de voltar-se para o centro, para si mesmo, e esse movimento as crianças também fazem e muitas vezes anseiam por isso.
            No mundo moderno, as crianças tanto quanto os adultos vivem expostos a uma infinidade de estímulos a todo o momento. O telefone que não para de tocar, o som da tv, o barulho que vem da rua, a paralisia frente aos games, as muitas atividades extracurriculares que fazem, porque a mãe ou o pai não tem tempo, não podem ir antes para casa, estão no trabalho, e outros tantos estímulos que diariamente nos consomem e faz com que a nossa frequência energética passe a vibrar num desequilíbrio constante.
            É necessário ensinar às crianças sobre educação emocional. Já reparou que muitos adultos não sabem explicar o que eles estão sentindo?
           
            Pare um instante e perceba. Como você está se sentindo agora? Seja sincero com você mesmo.
            As crianças têm espontaneidade e talvez a grande maioria ainda não tenha passado pelo engessamento social que diz que menino não chora e menina é isso ou aquilo, e isso é ótimo para um trabalho com práticas de meditação, que possibilitará a manutenção desse potencial humano, ou recuperação do mesmo, em ser quem se é, independente de qualquer condição de valor.
            As crianças meditam sim, mas você precisa entender que elas não passarão 40-50min sentados em flor de lótus, fazendo respiração diafragmática e com a coluna ereta. O trabalho envolvendo meditação e crianças é realizado tendo o mesmo objetivo: silenciar a mente e observar o momento presente, mas deixando-a livre para vivenciar o que for necessário para ela, acolhendo-a e respeitando seu tempo.
Namastê!
Vanderlei Woytowicz é:
Psicólogo
Professor de Meditação
Co-criador do EducadaMente, projeto de meditação na educação
Graduando em Letras, Port/Ing
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *